segunda-feira, 11 de abril de 2011

GMoodle X-Link – Bloco do Moodle que Gera Link Dinâmico

    GMoodle X-Link é um bloco  HTML do Moodle que pode gerar link dinâmico. É um bloco normal igual ao bloco HTML. A única diferença é que substitui todas as ocorrências @ID_USR pelo id  do usuário logado e @ID_CURSO pelo id do curso em que o usuário está navegando. Gera link com parâmetros personalizados. 

    Vamos imaginar uma situação em que você precisa gerar um link dentro do ambiente de um curso que aponta para um sistema externo ou mesmo para  o próprio  Moodle. Um link que deve enviar dois parâmetro:
  • id do curso do curso
  • id do usuário que está logado
Desse modo, o url do link será:
http://www.qualquersite.com.br?user=15&curso=3
Nesse exemplo, 15  é id do usuário e  3 é o  id do curso. Para tornar esse link dinâmico, substitua o valor dos parâmetros pelo texto especial.
  • @ID_USR – para id do usuário
  • @ID_CURSO  - para id do curso
Aplicando isso no link, o url deverá ficar assim:
http://www.qualquersite.com.br?user=@ID_USR&curso=@ID_CURSO
    Assim, esse link será diferente para cada usuário que logar e para cada ambiente do curso em que estiver navegando.  Coloque o link no bloco GMoodle X-Link.   A programação do bloco substitui o texto especial pelo valor correspondente.

    Vamos ver na prática como funciona o bloco GMoodle X-Link. Para isso, vamos fazer um exercício. Como o bloco não faz  parte da instalação padrão do Moodle, é necessário instalá-lo. Para isso, siga as instruções no link: http://moodlephp.blogspot.com/2011/04/instalar-bloco-ou-modulo-no-moodle.html


1° Passo – Acesse o Moodle
Logue no Moodle como tutor ou administrador. Acesse o ambiente do curso ou da página principal onde pretende criar o bloco.

2° Passo – Ative o modo de edição

    Clique no botão ativar edição na parte superior direito da página. Feito isso, a opção para adicionar  o bloco será exibido no lateral da página.

3° Passo – Selecione o bloco GMoodle X-Link
    No menu de seleção para adicionar bloco, selecione a opção GMoodle X-Link.


Ao selecionar, será adicionada uma instância do bloco na página.
Se essa opção não aparecer, significa GMoodle X-Link não foi instalado ainda.  Neste caso, siga as instruções de instalação no link: http://moodlephp.blogspot.com/2011/04/instalar-bloco-ou-modulo-no-moodle.html


4° Passo – Adicionar conteúdo no bloco
    Clique no ícone de edição do bloco.


Feito isso, será exibido o formulário de edição de conteúdo.

5° Passo – Crie um link

Preencha o formulário com um título qualquer. No conteúdo, coloque qualquer coisa. Nessa demonstração, vamos criar um link.
Digite o texto do link, selecione-o  e clique no ícone do link. Feito isso, será aberta uma janela para colocar o URL do link. 

6° Passo – Coloque URL do link
Coloque o URL com texto especial no valor do parâmetro como mostra a figura abaixo.


Você pode passar ambos os parâmetros ou apenas um.  O texto especial será substituído pelo valor do id na hora de execução. 

7° Passo – Salvar a configuração
Clique no botão Salvar mudanças. Feito isso, será redirecionado ao ambiente do curso. O conteúdo do bloco será exibido. Clique no link e verifique se texto especial foi realmente substituído por id. 


    Esse bloco é útil para fazer integração do Moodle com sistema externo. O usuário do Moodle pode acessar outro sistema passando o parâmetro id do usuário. Neste caso,  a integração deve ter sincronização do usuário. Esse bloco foi projetado pela empresa Badiu  para os usuários do Moodle (tutor, aluno , coordenador, administrador  etc.) acessarem relatórios gerenciais do Moodle no sistema GMoodle

9 comentários:

  1. Iae fera,

    eu instalei esse bloco no meu moodle.
    mas só eh possivel redirecionar se clicar no link do bloco.

    eu to querendo fazer o seguinte, quando o usuario entrar na pagina ele já ser redirecionado sem precisar clicar.

    por isso q eu so precisaria do ID.

    ResponderExcluir
  2. Eliezer,
    Neste caso você terá que fazer um hacker no código na página de login do Moodle.

    Dê uma olha nesse post http://moodlephp.blogspot.com/2011/03/redirecionar-login-do-moodle-para-um.html

    Não deve fazer exatamente o que precisa, mas deve servir de orientação.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Senhor Lino,

    Tentei efetuar a instalação em meu moodle 2.2 e está aparecendo o seguinte erro:

    Plugin "{$ a}" está com defeito ou desatualizado, impossível continuar, me desculpe.

    Você saberia me informar o que pode ser??

    Atenciosamente,

    Gleydson Silva

    ResponderExcluir
  4. Gleydson,
    A causa mais provável desse erro se deve a versão Moodle. GMoodle X-Link foi projetada para versão 2.0 do Moodle. Em breve será lançada uma versão atualizada para Moodle 2.2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lino,
      Já existe alguma versão deste plug-in para 2.3?

      Estou com a seguinte dúvida: criei uma página php contendo uma atividade que vale nota. A ideia é que este link seja um recurso dentro do moodle, e ao clicar nele seja aberta uma nova janela. E aí que surge a dúvida:
      Como jogar a informação do user_id para essa página externa? Estou usando a versão 2.3.

      Meu e-mail para contato é: jvmj@cin.ufpe.br.

      Obrigado.

      Júlio

      Excluir
    2. Julio,
      Para gerar um link externo no Moodle que passe de forma dinâmico o id do usuário como valar do parâmetro há duas alternativas:

      1- Use o bloco GMoodle X-Link. Instale o plugin GMoodle X-Link disponível para versão 2.0 no Moodle 2.3 que vai funcionar. Fiz esse teste e funcionou normalmente. A arquitetura da versão 2.0 não alterou para as versões 2.2 e 2.3 do Moodle.

      2- Use o recurso link do ambiente do curso. Adicione um link usando o recurso do Moodle. Na configuração do link, clique na opção Mostrar Avançados. Na aba Parâmetros, defina o nome do parâmetro e o valor. O valor pode ser id do usuário passado de forma dinâmica.

      Qualquer umas das alternativas possibilita passar parâmetros de forma dinâmica do Moodle para um sistema externo.

      Excluir
  5. Não sei se p lugar certo aqui se postar algo sobre o assunto que preciso mais estou com um plugin pra instalar no moodle 2.4 + e está aparecendo o seguinte erro: Plugin "block/googleoauth2" está com defeito ou desatualizado, impossível continuar, me desculpe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. X3,
      Esse erro é muito genérico. A hipótese mais provável é a incompatibilidade de versão. Para avaliar melhor, me passa as seguintes informações:
      1- Qual é a versão do plugin que você está tentando instalar?
      2- Qual é a versão do seu Moodle?
      3-Verifique em qual versão do Moodle o plugin deve ser instalado?
      4- Qual é a mensagem de erro detalhado? Para ver erro detalhado, ative o modo de exibição de erro. Veja o procedimento nesse post: http://moodlephp.blogspot.com.br/2011/03/ativar-exibicao-do-erro-no-moodle.html

      Excluir