domingo, 10 de abril de 2011

Instalar Bloco e Módulo no Moodle

O Procedimento para instalar um bloco ou Módulo no Moodle é muito simples.  A plataforma Moodle é um sistema Modular. A sua distribuição padrão traz um conjunto de blocos, plugins e módulos. Você pode customizar, ampliando as funcionalidades, adicionando novos blocos, módulos e plugins. 

Nesse post, vamos explicar como instalar o bloco GMoodle X-Link. Trata-se de um bloco de publicação de conteúdo HTML que gera link dinâmico. Foi desenvolvido pela empresa Badiu para integrar Moodle com GMoodle – Sistema de Gestão do Moodle. Pode ser utilizado para integrar Moodle com qualquer outro sistema por meio de link. Veja mais detalhes no link: http://moodlephp.blogspot.com/2011/04/gmoodle-x-link-bloco-do-moodle-que-gera.html

O procedimento para instalar o bloco GMoodle X-Link é mesmo para instalar qualquer bloco no Moodle.

1°   Passo – Download
Faça download GMoodle X-Link  de acordo com a versão do seu Moodle

Para Moodle 1.8 e 1.9:
Para Moodle 2.0:
   
    É necessário ressaltar que na versão 2.0 do Moodle a estrutura dos blocos mudou muito. Pois, blocos projetados para versão 1.8 ou 1.9 não funcionam na versão 2.0.

2º  Passo – Descompacte o arquivo

Descompacte o arquivo. Feito isso, certifique há uma pasta gmoodle_xlink. Dentro dessa pasta há os seguintes arquivos/pasta:
  • lang
  • block_gmoodle_xlink.php
  • e.t.c
3° Passo – Coloque o arquivo no sistema do Moodle
Coloque a pasta gmoodle_xlink  dentro da pasta blocks da instalação do Moodle. A pasta blocks fica na raiz da instalação do Moodle. Está  no mesmo nível de hierarquia que as pastas admin,course, mod como mostra a figura a baixo.

Tratando-se da instalação de um módulo, basta colocar dentro da pasta mod. Se for um plugin de autenticação, deve ser colocada dentro da pasta auth. Bem, já deu para notar como é a arquitetura Modular do Moodle.

4° Passo – Instalar no sistema

Logue no Moodle como administrador, clique em  Avisos no bloco de administração do site.

Feito isso, o bloco GMoodle X-Link  será automaticamente detectado. Basta clicar no botão Continuar (versão 1.9) ou Atualizar (Versão 2.0)  no final da tela para finalizar a instalação.

Para instalação de um módulo, vale o mesmo  procedimento. 

5º - Confirmar a Instalação

    Para confirmar que o bloco foi instalado com sucesso, acesse o ambiente do curso ou da página principal do Moodle.  Em seguida, ative a edição. Vá para o lateral da página,  clique na opção para adicionar um bloco. Feito isso, confirme se o bloco GMoodle X-Link aparece na lista dos blocos, como mostra a figura abaixo.


Se aparecer na lista, significa que a instalação foi efetuada com sucesso.  Tratando-se de um módulo, confirme a instalação na opção para adicionar recurso ou atividade.

    Embora focamos na instalação do bloco GMoodle X-Link, o procedimento para instalar um bloco ou módulo é o mesmo. Caso você tenha necessidade de ampliar as funcionalidades do seu Moodle já sabe como proceder. Agora lhe desejo bom trabalho para ampliara as funcionalidades do seu Moodle.

11 comentários:

  1. Lino

    Se eu desenvolver um formulario de contato, tem como inserir um select com a lista dos cursos do aluno no bloco. Pois nesse caso precisaria de uma consulta com o banco.

    A forma que eu pensei era um link para uma outra pagina onde passaria ja o id do curso, mas ae o aluno teria que clicar no link e so depois preencher o formulario

    ResponderExcluir
  2. Você pode usar bloco GMoodle X-Link para acessar o formulário. No ambiente de curso, quando o aluno clica no link, o id do curso será enviado automaticamente como parâmetro GET. Para isso, é necessário configurar o link do bloco.
    Dependendo do tipo de dados que se pretende coletar, você pode usar o gerador automático de formulário do perfil do usuário.

    ResponderExcluir
  3. Você sabe como identificar id de usuário que é professor e quais são os arquivos de instalação de um módulo no moodle 2.0?

    ResponderExcluir
  4. Cada usuário tem um único id que é gerado na tabela mdl_user. O seu perfil (aluno, tutor etc) no curso é definido na tabela mdl_role_assignments mais especificamente na coluna roleid. Pois, não existe um id do usuário professor ou tutor.

    Quanto a instalação do módulo, cada tipo de módulo do Moodle tem um procedimento diferente. Depende do módulo que pretende instalar.

    Explique com mais detalhe o que você precisa fazer.

    ResponderExcluir
  5. Lino!!!!

    Criei um bloco seguindo a documentação do moodle sobre o bloco "simplehtml"...o problema que estou enfrentando é que eu quero habilitar ele ou instalar dentro do curso que criei...o que eu não consigo entender é que fora do curso o bloco aparece para ser instalado..mas dentro do curso o mesmo não aparece para ser utilizado...como faço para solucionar isso???

    att

    Eno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eno,
      Se o bloco criado não se instancia dentro do ambiente do curso, tudo indica que há algum problema na codificação. Neste caso, sugiro o seguinte procedimento.

      1- Veja um bloco como HTML ou qualquer outro que funciona dentro do curso

      2- Clone esse bloco mudando de nome. Altere nome da pasta, classe/função e arquivos de idioma. Altere tudo que leva o nome bloco na composição do nome .

      3-Instale o bloco clonado sem alterar código. Apenas com a mudança do prefixo do nome.

      4- Faça teste de funcionamento do plugin clonado e veja se funciona de forma similar ao original

      5- Tendo esse resultado do passo 4 ok, agora avança mudando a lógica da mesma para atender a sua necessidade.

      Acredito que seguindo esses passos, o problema vai solucionar.

      Excluir
  6. Sempre busco informações pelo seu site e me ajuda bastante os comentários por aqui.

    Então vou tentar somar.

    Na dúvida do amigo Eno, eu clonei como você informou e continuou não aparecendo dentro do curso. Peguei o código do original.

    function applicable_formats() {
    return array('all' => true, 'tag' => false);
    }

    function instance_allow_multiple() {
    return true;
    }

    e coloquei no clonado. Deu certimmm =]

    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, alguém poderia me explicar a diferença entre, Modulo, Plugins e Blocos?
    Desde já agradeço, estou fazendo um trabalho acadêmico.

    ResponderExcluir
  8. show galera deu certo muito obrigado!!! agora queria saber o seguinte!!! como eu faço pra editar esse bloco novo? queria poder mexer nele como eu faço?

    ResponderExcluir
  9. Armindo,
    Para gerenciar um bloco, veja o link http://moodleeduc.badiu.com.br/?p=396 que mostra como adicionar conteúdo em um bloco HTML. A lógica é a mesma para outros tipos de blocos.

    ResponderExcluir
  10. Você pode usar o Moodle com o blogger?

    ResponderExcluir